terça-feira, 4 de dezembro de 2012

o meu natal

ontem foi dia de montar a nossa árvore de natal. curto demais da conta esse ritual, que nos últimos anos tenho feito apenas com os dois meninos...a nossa árvore tem história. ela, em si, é velha de marré e muitos dos enfeites são do meu primeiro natal como mãe...alguns estão meio estrupiados..faltam uns pedacinhos, mas há 23 anos, todo dezembro, eles saem da caixa e enfeitam a nossa sala - claro que há renovações constantes. e há regras..para começar, é o manoel quem decide o dia de montar a árvore...ele vai na despensa, pega a dita-cuja, monta lá fora para espantar o mofo e posta no lugarzinho certo...não fala nada..simplesmente avisa que chegou a hora...ao mais velho cabe a função de espetar a estrela no alto da árvore, mesmo porque só ele alcança..o mais novo é responsável por passar os fios das luzinhas e ele sempre nos lembra que isso é a primeira providência...fica muito mais difícil com os enfeites já pendurados. eu escolho a trilha sonora e convoco a moçada. normalmente é um ritual animado com cerveja..essa minha boa relação com o natal é meio complicada de explicar...não existe qualquer conotação religiosa. tanto é que um querido nunca me deseja feliz natal...sempre é: bom feriado. ainda assim, eu adoro...amo comprar milhares de presentes...amo ganhar milhares de presentes..reclamo da festa no dia seguinte - sempre reclamo, mas adoro. a casa fica cheia..protesto também aos montes...pareço uma velha resmungando da luz esquecida acesa, do uso do meu banheiro, da população que deita comigo na cama, nos ataques ao meu closet, mas simplesmente amo. é chegou o natal, mas o melhor de tudo é que 2012 está quase partindo...nem vou sentir saudades...

Um comentário: