quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ao filho de capricórnio

quando penso em uma foto do meu irmão, me vem a mente um retrato, que deve ser de 72 ou 73, em que um menininho muito loiro está sentado, com carinha de total bezerrinho manso, brincando na água. a família estava em um balneário no interior de goiás. não tenho a menor ideia de onde é, mas me recordo muito de que lá tinha areia movediça..e eu fiquei em total pânico de tropeçar e ir parar no japão. não brincava muito com esse bezerrinho. somos muito diferentes em vários aspectos e essas distinções nos afastaram nos primeiros anos das nossas vidas. ele sempre foi mais sossegado. ficava horas e horas lendo ou brincando sozinho. enquanto isso, eu me perdia na vida. subia e descia de árvores, corria pelas ruas, jogava bola. eu era um moleque e ele um pensador. aliás, sempre pensei o tanto que foi e continua a ser dura a vida desse menino. ter duas irmãs como as dele não deve ser uma tarefa das mais fáceis. são mandonas, autoritárias, barulhentas, briguentas, encrenqueiras. ele é pacato, da paz, tranquilo. imagina crescer espremido entre essas duas. mas, ele sobreviveu. virou gente grande. pai de familia, pagador de contas. tem até doutorado - não é a toa que ele lia sem parar, enquanto eu molecava! continua, porém a ser um bezerro manso. hoje, por conta do tamanho - é um boi manso. com o tempo, a gente foi ficando um pouco mais parecido. quem mudou fui eu. fiquei mais tranquila. nunca mais subi em árvore ou corri no gramado que nem uma labradora desembestada. leio mais. aliás, preciso confessar que ficava irritadíssima quando me tocava que o menino mais novo era muito mais lido. tratava de ir atrás do prejuízo, mas era dificílimo!! ele lia enciclopédia e isso eu não conseguia. viramos muito amigos depois de gente grande e criamos o péssimo hábito - aliás compartilhado pelos três bortoni dias - de dar pitaco na vida do outro...a gente se mete horrores. os namorados e namoradas sofrem de monte...me lembro uma vez que já na unb - sim teve uma época que nós três estávamos lá - que eu estava bem na sala de aula e a mais nova me aparece correndo na porta, para que eu fosse com ela até o ceubinho evitar que o boi manso continuasse a pegar a mocréia, mais mocréia da corja. nem demos bola para os argumentos do moço. a feinha foi deletada....pois é..a gente se mete nesse ponto, mas a gente se ama e a gente se cuida. eu tenho a mais completa certeza que eu posso contar com esse meu irmão sempre que preciso. e nesse dia de são sebastião, fiquei pensando em quem é esse homem. como descreve-lo. sem ser bajuladora - o que não sou de jeito nenhum, mas a palavra é bom. o filho de capricórnio é um homem bom!

Um comentário:

  1. Bondade é uma virtude que os anjos vão distribuindo a alguns para tazer consolo e alegria às famílias deles.

    ResponderExcluir