sábado, 5 de fevereiro de 2011

velha??? quem??

nascida e criada no planalto central do país, sou um ser do cerrado. a praia mais próxima deve estar a mais de mil quilômetros. a distância, porém, nunca foi um impedimento para eu ver o mar com bastante frequência e do mesmo jeito que eu detesto cachoeiras, rios e lagoas, eu amo o oceano. não entro em água doce gelada de jeito nenhum, mas encaro de boa a frieza do mar. basta ter sol para me esquentar. mas, nem esquenta muito. sou branca de marré de si..ardida de tão branca e, definitivamente, não é pro meu bico ficar lagarteando ao sol. uma brincadeira dessa sempre resulta em pele esturricada e insolação. perdi a conta das vezes que fiquei tremendo de frio à noite por conta dos excessos. hoje aprendi..ficar deitada na canga não é pro meu bico..então, o que eu faço no mar? basicamente: eu pulo ondas..posso ficar horas na água...até virar chá...pulando e furando ondas...sem cansar...de quando em vez, erro e me vejo devidamente encaixotada...aí..é pé prum lado, biquini pro outro...uma tragédia...mas me ajeito e lá vou eu de novo...porque tem mais...eu acho um saco de gato pelado praia que não tem onda...ou só aquelas ondinhas de meia tigela..pra mim..mar de responsa é com ondas...nada havaiano...bem mais modesto que isso, mas com ondas....essa é uma brincadeira de décadas e os anos passam e eu continuo amando. nessas últimas férias, lá estavam eu, minhas irmãs e a criançada na folia do mar..e lá pelas tantas veio a conversa: até quando vamos brincar de furar ondas? a conclusão chegada é que pararemos, quando velhas ficarmos e quando isso será??? espero que muito longe de agora...nessa semana, para tentar me esquentar do ar condicionado polar da firma (estava batendo o queixo de frio), fui fumar no sol. lá pelas tantas, me aparece um homem puxando conversa..um cidadão de seus cinquenta e poucos, mas com uma cara de tão cinquenta e poucos....um sujeito tão velho...me baixou um desespero, que fugi para o pólo sul da minha sala. entre a paquera e a friagem, escolhi a segunda....mas, aí bateu outra nóia...muito que bem!!! cheguei aos quarenta, então tava bom de eu achar graça nos moços de cinquenta. afinal das contas, aos 16, ficava com os de 26...aos 19 me casei com um de 29 e por aí vai...a lógica, então...só que só de pensar nisso, meu corpo retesa...não...não...e não. logo em seguida, porém, vi uma foto do cineasta maurício farias no globo, com a informação que ele tem 50...só que o moço estava de jeans, tênis e camiseta!!! eita!!! ele também deve pular ondas, ou pegar ondas!!! isso significa que mais gente de 40, 50 ou 60 também ainda pula ondas...ufa!!!

4 comentários:

  1. adorei lalá, eu não sei se um dia vou parar de pegar ondas - Oh coisa gostosa sô!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Em qualquer idade gente com mais dez ou menos dez anos nos parece muito distante, outra geração. Quando a gente conhece mais de perto, vê que não é bem outra geração.

    ResponderExcluir
  3. Da última vez que fui devidamente encaixotada na praia, e dei quatro ou cinco pinotes, fiquei com labirintite, e concluí que furar onda não era mais pro meu bico. Vou aprender a ficar no rasinho. Ficar velha é um aprendizado lento e difícil.

    ResponderExcluir
  4. As vezes também não consigo perceber que não tenho mais 20 anos, porém meu corpo reclama minha falta de atenção...
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir