quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

antes do ódio

ando cada dia menos televisiva. sou viciada em seriados, mas esses eu vejo na tela do computador. então, a televisão é quase que só para noticiários, mas como ando de mal com a maneira como as notícias são embaladas..... mas, tava zapeando e parei numa cena da novela das oito, em que a helena discutia com o marcos no café da manhã. (não vejo novela, mas leio jornais e revistas e aí aprendo os nomes). ela o acusava de ter abandonado um filho e ele rebatia dizendo que a mulher tinha feito um aborto. luta livre perdia. e isso no café da manhã. não continuei a ver o capítulo, mas imaginei se pela manhã o clima era aquele, imagina quando a noite chegasse. melhor nem pensar. aí...me recordei do texto da martha medeiros que tinha lido há uns dias e que tratava de separação. ela questionava por que os casais ficam juntos até se odiarem, quando podem se separar quando de fato percebem que a relação não dá mais. e isso antes de começarem as cenas de pugilato (e aí vale pugilato moral e emocional). não sou phd ainda, mas já coleciono uma certa experiência na disciplina separação. e aí fui me analisar. não teria sido muito mais fácil e menos doloroso ter tomado a decisão que era inevitável antes de ter permitido que a dor e a raiva se instalassem em mim e no parceiro? vamos lá. na primeira vez, a relação era ótima, mas o amor acabou. quando percebi isso, não deveria ter avisado o moço e pedido pra sair? mas, não. fiquei lá torturando ele e depois ele me torturando. se eu tivesse sido mais razoável, talvez, fossemos hoje bons amigos. somos apenas dois estranhos. na segunda vez...era para ter botado um ponto final no primeiro flagra de traição, porque daquele dia em diante o que aconteceu foi somente fermentar a raiva e o desespero. fico imaginando quanta dor eu teria economizado. não teria, pelo menos, sido traída outras vezes e só isso já é um puta de um adianto. mas....será que eu aprendi? será que na próxima terei o bom senso de não permitir que o poço de rancor seja cavado e pedirei para sair? não sei......

2 comentários:

  1. Como escreve gostoso essa minha amiga...entrei no twitter para passar o tempo e vi a dica de outro comentário no blog...concordo contigo. Não dá para esperar azedar a ponto de talhar a relação. Ou fala na hora, ou perde o ponto. bjusssssssss, Bel

    ResponderExcluir
  2. E aquela nossa mania, que vem no DNA feminino, de não desistir, de tentar até, de achar que pode mudar?
    Beijos
    t

    ResponderExcluir