domingo, 31 de janeiro de 2010

o tal rugby

é um caso de amor antigo. vem de 1995, ou 96, quando vi no cinema as pontes de madison. é a história da francesca, uma dona de casa do interior de iowa, por volta dos seus quarenta anos, casada e com dois filhos adolescentes. um belo dia, a família viaja, acho que para uma exposição de carneiros, e francesca conhece um fotógrafo da national geographic. passa ao lado de robert kincaid momentos nunca antes experimentados. se apaixona por ele, mas quando chega a hora de deixar a família e ir embora com o homem que amava, ela desiste e fica em casa. até a morte esconde ter vivido e abandonado o grande amor. foi aí que, assim como a francesca, me apaixonei por clint eastwood e olha que ele é republicano e republicanos suck! fui ver invictus este fim de semana. o novo filme do clint conta a história da ideia do recém-eleito nelson mandela de usar o rugby para minimizar os conflitos raciais na áfrica do sul. na época, em 1994, os negros jogavam o nosso futebol em campos de várzea e a elite branca praticava o tal rugby. a consequência é que a maioria da população torcia contra a seleção de rugby do país. mandela chamou o capitão da equipe de rugby - branco e de família racista - e juntos agiram para transformar esta realidade. não vale contar mais, porque o propósito não é atrapalhar quem for ver o filme e realmente vale a pena ir ver. se não for por outro motivo, que seja para conhecer um pouco de nelson mandela - brilhantemente interpretado por morgan freeman. tá certo que é romantizado, que ninguém é totalmente bom, como o filme faz crer que mandela é. mas, pensando bem. ao assumir a presidência da áfrica do sul, depois de 26 anos preso, mandela poderia ter partido para uma política de confronto, mas tomou o rumo da conciliação. invictus é o nome de um poema de william e. henley: "I am the master of my fate; I am the captain of my soul." soa piegas? pode ser, mas é sempre recomendável saber que, salvo em raras situações, em que o destino se torna protagonista, eu, e somente eu, sou responsável pela minha alma e pela minha sorte. está nas minhas mãos e não é delegável.

.

Um comentário:

  1. Comentários de Nelson Mandela sobre o casamento, para já comentar os dois últimos posts de uma vez ;-)

    http://www.youtube.com/watch?v=-U1QJpJ1ULA

    ResponderExcluir