terça-feira, 2 de março de 2010

o perdão

tá lá no dicionário. perdão. substantivo masculino. livramento de pena, ofensa ou dívida. indulto. remissão de culpa (perdão dos pecados). ação pela qual alguém se livra da obrigação de cumprir um dever por interveniência de quem deveria exigi-lo. diz o chico buarque: te perdôo porque choras, quando eu choro de rir. te perdôo por te trair. e segundo são francisco: é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado. o perdão é para mim o mais difícil dos sentimentos. vai ver eu sou um ser pouco evoluída, ou sou revoltadinha, ou porque não acredito na vida eterna, ou..sei lá, eu. mas, o fato é que não acredito no perdão. e quando falo perdão, me refiro ao que realmente importa. nada de bobagens. uma vez, quando eu estava grávida, uma colega de trabalho transformou a minha vida em um inferno na terra. o nível de maldade era tanto, que virava e mexia, o menino queria nascer antes da hora. acabou nascendo e fez um pit stop na uti neonatal. mas, apesar de toda a judiaria, eu entendia que a raiva da moça vinha do fato de não me perdoar por eu ter assumido um posto, que antes era ocupado por ela. mas essa compreensão não foi nem é suficiente para eu perdoa-la. o mal que me causou quase foi enorme. lógico que na vida real, nem penso nisso. nunca mais vi a dona. mas tá lá. o não-perdão. e quando se é traída? sabe quando você é absurdamente apaixonada por um sujeito. morre e vive por conta do cidadão e aí...um belo dia...tchan!!!! num é que o cabra tinha não só uma, mas uma renca de amantes? e aí...depois de muita lavagem de roupa suja, muito bate-boca, muito choro...enfim..todo aquele cardápio de dores de amores, o cidadão insiste que te ama, apesar de ser testicocéfalo, e que vai andar na linha e te pede uma chance de retorno de jedi. e aí, dana tudo, porque eu acho mais fácil continuar amando o filhodaputa em questão, do que perdoa-lo. e....já que o tal do amor continua lá, você fica com o sujeito. mas, e o perdão? você, de verdade, fez a remissão da culpa? agiu que nem são francisco? ou, na verdade, a mágoa, a raiva, o ódio e a dor continuam bem lá. bem escondidinhas para do aquém...do além!!!! a verdade, verdadeira é que eu queria dar conta de perdoar de verdade, mas...para piorecer um pouco mais, acho que esta limitação não é só minha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário